sexta-feira, 25 de novembro de 2011

George Harrison e eu: A (sub)[in]versão em "This guitar"

Hoje posto mais um poema georgeharrisoniano (pretendo seguir esse ritual, com pequenas variações, até o dia em que se faz 10 anos de sua morte - dia 29/11/2011) com uma (sub)versão de "This guitar (can't keep  from crying)", do álbum solo de George Harrison "Extra texture", de 1975. Se em "All Things Must Pass", esvaziei o caráter otimista original, em "This guitar..." faço uma inversão oposta - a letra original fala sobre uma 'guitarra que não pode parar de chorar" e a letra se dirige àqueles contra aqueles que podem dirigir ofensas ao dono do instrumento, na minha (sub)versão o eu lírico deseja exatamente o contrário: ele necessita que a guitarra pare de chorar e dirige sua súplica à pessoa amada que está distanciada dele. Lembra um pouco a canção "Um cara de sorte" (se bem que produzi esse poema, bem antes de ouvir o novo hit dos Detonautas, porém, agora que ouço constantemente a balada da banda liderada por Tico Santa Cruz, vejo intersecções entre minha subversão georgeharrisoniana e a música 'detonautica'. Dedicado a todos que buscam reencontrar seu caminho no amor: 



A minha guitarra precisa parar de chorar

Vamos, me salve, me olhe;
Pareço triste, mas estou bem,
E a minha guitarra precisa parar de chorar.

E eu quero aquele sol
Que se vai naquela tarde, meu amor:
A minha guitarra precisa parar de chorar.

A minha guitarra está cansada de ser sádica
Contra os homens do dinheiro e do poder.
Não parei de lutar contra eles, meu bem,
Mas nem por isso perderei seu amor.

As mentiras deles eu sei de cor;
Investem num mundo cada vez pior,
Mas minha guitarra precisa parar de chorar.

(Me toque pra que ela pare de chorar...
Porque a minha guitarra precisa parar de chorar!...)

A minha guitarra perde sua nota sádica
Quando reconhece o som de sua voz, o seu poder,
E você vem e entre nós está tudo bem,
E plácido, próspero, solo seu amor.

A desordem no ataque, você me defende;
O amor existe, quero que você me lembre,
Porque minha guitarra sempre precisa parar de chorar,
A minha guitarra ainda precisa parar de chorar.

A minha guitarra precisa parar de chorar!
(Retorne pra que ela pare...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...