quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Solidões compartilhadas do fim do mundo: Isabel Cristina Rodegheri nos revela quando (e para quem) o mundo realmente acaba


Às vésperas de mais um fim do mundo (os maias profetizam que acontecerá no dia 21, os otimistas dizem que esse mundão de Deus nunca acaba, os pessimistas diagnosticam que há muito tempo que esse mundo já se acabou, enquanto o comediante Ronaldinho Brechane, aproveitando cacofonias – expressões escritas cujos sons formam outras palavras trazendo uma significação inesperada e imprópria ao dito, diria: “caba sim, caba são!”), a musa do haicai e cada vez mais poeta múltipla (além de haicais, ela tem nos presenteado com poemas de versos livres fodásticos), a valenciana Isabel Cristina Rodegheri, nos mostra sua visão lírica do fim do mundo. Em versos ricos em lirismo – reparem as anáforas e o transcorrer do tempo do poema - e filosofia, Isabel nos profetiza quem serão as vítimas de mais esse fim de mundo que se aproxima.
Amoleçamos nossos corações para a poesia que Isabel nos encaminha, amigos leitores, amoleçamos logo nossos corações para a poesia, antes do transcorrer da vida, dos anos, antes que seja tarde demais!  

O Fim do Mundo

Quando será o fim do mundo?
Hoje... Amanhã... Quem sabe?
Talvez o fim do mundo já esteja acontecendo
em cada canto, em cada esquina
que se vai dobrando
no transcorrer da vida.

Quando será o fim do mundo?
Hoje... Amanhã... Quem sabe?
Talvez o fim do mundo já esteja acontecendo
nas saudades, desencontros, desilusões,
que se vai deixando pra trás
no transcorrer dos anos.

O fim do mundo talvez já esteja acontecendo
a cada dia, dentro de cada um daqueles
que deixam de correr atrás de seus sonhos,
deixam de lutar pelo que querem realizar,
deixam de buscar a alegria de viver.

O fim do mundo sempre acontecerá
para aqueles que, com seus corações endurecidos,
revoltados, deixam de amar.


Um comentário:

  1. Como sempre lindo e delicado, Mami´s já está desenvolvendo uma poética própria cheia de qualidades! Além da foto linda, linda linda! Amo demais!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...