quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Luz, Câmera... Alcino! apresenta "As drogas em minha vida (ou Adeus, Amor)"

Desde o ano passado, graças ao incentivo do Projeto de Educação Contra as Drogas “Fique Esperto”, a E. M. Alcino Francisco da Silva, de Volta do Pião, Teresópolis/RJ, tem participado ativamente de atividades educativas de conscientização dos perigos do uso (principalmente, indevido e/ou excessivo) das drogas entre os jovens.
Nesse ano, não seria diferente: ao sabermos de um Concurso de Vídeos Escolares com o tema “Prevenção das Drogas na Escola”, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, reorganizamos o Grupo Luz, Câmera... Alcino! para produzirmos um novo vídeo sobre o tema (nosso curta metragem do ano passado não servia, pois quebrava duas exigências do regulamento: 1. não apresentar cenas de uso de droga [o nosso anterior – já postado aqui no blog – tinha; por sinal, é muito engraçada essa exigência – um vídeo de prevenção ás drogas sem drogas rs] e 2. possuir até 1 minuto de duração – putz, o anterior possuía mais de 10 minutos]). Pra testar nossa capacidade criativa, ainda descobrimos que só faltavam 2 dias para as inscrições serem encerradas!
Pra esse curta metragem, adaptamos o conto “As drogas em minha vida (ou Adeus, Amor)”, inspirado no filme “Diários de Adolescente” e escrito pela artistaluna Isabela Silva Nascimento, quando esta ainda estudava na escola, no nono ano (queridos ex-alunos, nenhum fodástico texto de vocês, seqüestrado comigo, deixará de vir à luz dos olhos dos amigos leitores, prometo!). O enredo do curta, narrado em primeira pessoa, narra a trajetória de um casal, cujo caminho feliz é transformado num inferno quando o rapaz passa a usar drogas, seguindo influências de maus ‘amigos’. As mudanças do rapaz são rapidamente percebidas pela garota, mas a descoberta dela é angustiante, pois o caminho que ele escolhe e mantém é sem volta (vocês não imaginam a correria e as diversas edições que tivemos que realizar pra tudo isso caber em 1 minuto rs).
O curta metragem é protagonizado pelos experientes e múltiplos artistalunos Danilo Oliveira (que já atuara no cilpe de “Perdendo Vida”, dos Uns e Outros, do ano passado, produzido pelo Luz, Câmera... Alcino) e Maiara de Oliveira (que estreou no grupo no ano passado, quando interpretou uma repórter no vídeo “Bullying – O filme”).
Apesar de “As drogas em minha vida (ou Adeus, Amor)” ter sido a primeira produção que fizemos neste ano, o vídeo ficou no anonimato, pois aguardávamos o resultado do concurso do Senad (que, por sinal, não nos enviou nenhuma resposta – descobrimos o resultado através de buscas na internet). Infelizmente não ganhamos o concurso, mas a arte e empenho na produção ficam pra sempre marcados em nós.
Na postagem, trago o fodástico conto que nos inspirou e, mais abaixo, a nossa versão lírica para a obra da inesquecível artistaluna Isabela Silva Nascimento.
O Grupo Luz, Câmera... Alcino! segue firme, amigos leitores, e sempre em prol de um mundo mais consciente, melhor! Arte Sempre!
  
As drogas em minha vida 
(ou Adeus, Amor)
Conto de Isabela Silva Nascimento, adaptado para o curta metragem homônimo, produzido pelo Grupo Luz, Câmera...Alcino!

Eu acho que sempre o amei, mesmo depois dele ter escolhido esse caminho...
   Começou no ensino fundamental, quando ainda éramos namorados; tudo com ele fazia mais sentido, era mais agradável sorrir do lado dele. Sempre saímos, cinema, parques, festas... tudo, tudo era com ele.
Mas isso mudou!
  Eu me lembro dos seus olhos azuis ficando vermelhos, do seu sorriso branco ficando quase bege, com aparência acabada, como se tivesse uma gripe constante...
     Até hoje sinto raiva daqueles que se diziam amigos e o apresentaram às drogas.
   Sempre tentei ajudar, mas, com o tempo, o seu estado foi se agravando. Era como se não tivesse mais vontade própria.
   Me lembro como era difícil bater a porta na sua cara, quando já não era mais ele mesmo, já não era mais o ‘meu amor’.
   Drogas... depois que entram na sua vida, não é preciso conhecer o inferno para viver um!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...