sábado, 1 de março de 2014

Carnaval de Solidões Compartilhadas: O Bordado de Lembranças de Janine Simões Monteiro

Janine Simões Monteiro, atualmente
Hoje o blog inicia a campanha carnalírica “Neste carnaval, quero ver campeã a escola pública!”, ou seja, neste período de carnaval divulgarei vários brilhantes poetalunos que tive o prazer de conhecer em minha trajetória como professor de Português.
E pra começar com chave de ouro, trago o mais-que-fodástico poema “Bordado de lembranças”, de Janine Simões Monteiro, premiado com o 1.º Lugar no “Concurso Internacional de Poesias Gioconda Labecca – 2007”, de Campanha/MG, na Categoria Infantil – até 12 anos.
Janine na época cursava o 7.º ano na Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, de Três Córregos, em Teresópolis/RJ, e, com seus 11 para 12 anos, era uma leitora fanática e escritora super-talentosa (a partir daí, premiada internacionalmente!). Podemos perceber em seu poema a influência positiva de grandes poetas como Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade e um lirismo singelo de estilo próprio, resumindo, fodástico demais.
O carnaval de poetalunos brilhantes de escolas públicas campeãs começou! Vamos, juntos com Janine Simões Monteiro, aprendermos a bordar nossas lembranças. 

Bordado de lembranças
(Janine Simões Monteiro)

A família tem seus altos e baixos,
mas, desde que nasci,
ela tem sido muito importante pra mim.

A minha mãe, o meu pai, meu avô e a minha avó
que lá de longe eu via sentada na cadeira a me chamar
para me ensinar a bordar.

De manhã ainda me lembro
de minha mãe a me acordar,
de meu pai a dizer “Bom dia, filha”,
pois hoje ainda sou aquela mesma menina
que eles chamavam todos os dias.


2 comentários:

  1. Sensibilidade fora do normal!!!!belo e fodástico!!!!

    ResponderExcluir
  2. A sempre uma esperança de dias melhores em nossas vidas
    no entanto se não tiver fé nada seremos.
    A sempre uma esperança mesmo quando semeamos paz por onde
    passamos .
    A sempre um futuro melhor e mais feliz
    quando a humanidade entender que só o amor é capaz de
    transformar o mundo.
    Com carinho venho desejar uma abençoada semana
    beijos no coração carinho na sua alma.
    Evanir.
    Obrigada por fazer parte da morada
    que existe no meu coração.

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...