sábado, 4 de abril de 2015

A confusão da solidão no caminho dos barcos, o primeiro curta-metragem de 2015 do Luz, Câmera... Alcino!

Yeah, amigos, o primeiro bimestre ainda está no meio e o Grupo Luz, Câmera... Alcino!, da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, de Volta do Pião, região rural de Teresópolis/RJ, já está a 1000 km por hora, rumo à eternidade artística!
Abaixo trago o curta-metragem, produzido pelo Grupo Luz, Câmera...Alcino inspirado no poema "A confusão da solidão", de Dafiny Quintanilha (publicado também mais abaixo aqui nesta postagem), e na canção "Os barcos", da banda de rock brasiliense Legião Urbana.
O curta teve roteiro de autoria coletiva, foi estrelado por Larissa Barrozo e João Paulo de Oliveira (com participações especiais de outros artistalunos como figurantes), teve filmagens feitas por Daiana Astrogildo Vieira (estreando por trás das câmeras), direção e edição do professor-poeta-pateta que vos fala e contou com a declamação de Brendha Fernandes.
Curiosidades:
* O poema inspirador de Dafiny Quintanilha me foi entregue pela própria autora nos intervalos de gravações dos vídeos do Luz, Câmera...Alcino! no ano passado. Como a poetaluna fazia parte do grupo que se apresentaria na peça da Páscoa, mas, por razões pessoais, não pôde participar da apresentação, decidimos que seu poema seria o homenageado na gravação do primeiro curta-metragem de 2015 do Luz, Câmera...Alcino!
* As gravações foram feitas durante os intervalos do ensaio da peça de Páscoa do Luz, Câmera...Alcino!, a pedido dos próprios artistalunos, que não queriam ficar ociosos nos horários vagos.
* Os cenários escolhidos foram o banheiro feminino, uma parte do canto do pátio e o auditório que, a pedido dos professores e por empenho da equipe diretiva, começou a ser construído neste ano nas dependências da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva.
*Brendha Fernandes, a artistaluna que declama o poema, aparece entre as figurantes na conclusão da cena na qual a personagem interpretada por Larissa Barrozo está no banheiro.

* A canção “Os barcos”, de Legião Urbana,  foi incluída por mim durante a edição do vídeo, inspirado nas cenas que produzimos. É uma forma de homenagear a ex-poetaluna “fã-nática” por Renato Russo, Lorraine Ferreira, que concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal Alcino no ano passado.

"A confusão da solidão", 
de Dafiny Quintanilha

Vou te esquecer
custe o que custar
e da próxima vez
não deixarei o amor entrar.

Você se foi, magoou meu coração
e agora? o que restou?
Solidão, solidão, solidão...

Nada mais tem sentido
vou pedir às estrelas
pra você voltar
ficar aqui comigo...

"A confusão da solidão no caminho dos barcos", o primeiro curta-metragem de 2015 do Luz, Câmera... Alcino!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...