segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Negro (além do bem e do mal)

Esse poema eu devia ter postado no blog há tempos e destaco-o hoje, neste dia 20 de novembro, quando comemoramos o Dia da Consciência Negra. Escrevi o poema, inspirado nas saudosas e fodásticas aulas da Doutora Mestre Escritora-Mais-Que-Fodástica Conceição Evaristo, divartista de imenso destaque da literatura afrobrasileira, durante as aulas na Pós-Graduação  sobre Literatura e Cultura Africana, cujo curso iniciei, mas não encerrei, apesar de, até hoje, trazer e me aproveitar (e muito!) dos materiais e das lições aprendidas em seus módulos. Tenho o privilégio e o orgulho imenso de ter lido o poema em primeira mão para a mais-que-fodástica Conceição Evaristo e ter recebido elogios dessa superadmirada escritora. No mesmo ano em que o escrevi, publiquei-o algum tempo depois no meu quinto livro “Eu & Outras Províncias – Progressos & Regressos” (2008).
Eis o poema logo abaixo, amigos leitores! Boa leitura e Arte Sempre!

Negro (além do bem e do mal)

Negros escravizadores de negros na África
foram meus irmãos.
Negros escravizados também foram meus irmãos.

São minha herança das grandes batalhas,
minhas tribos, meus ritos,
a consagração de meu sangue sedento por expansão,
meus conquistadores negros,
guerreiros, IMENSOS!

Negros capitalistas comunistas estáticos pós-modernos
opressores oprimidos seminus ricamente vestidos
são todos meus irmãos.

O trapo e o ouro,
a dureza do carvão e a maleabilidade do mar,
a sereia sedutora que mata e fascina,
o bronzeado da sombra que reflete a euforia do sol,
tudo isso sou eu, aiué, aiuê, sou eu:
Negro, além do bem e do mal!

Me embala a contradição...
Abraçar um lado de qualquer questão
é embaçar minha cor, me passar em branco,
é cegar o Nilo que me rega mas que também me afoga,
é não enxergar a humanidade de minha vida,
a negritude luzidia de minha vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...