quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A primavera sem flor na ausência de um poema, de Layza Silva (em verso e vídeo)

Qual escritor nunca sentiu aquela terrível fase de falta de inspiração, aquela impotência lírica na busca de algum escrito que está na ponta da língua, mas não sai de lá, fica preso em nós e, mesmo transbordando à nossa volta, em todo nosso ser, não conseguimos transportar pro papel? Nem os eus líricos do Mestre-Poeta-Maior Carlos Drummond escaparam desse momento dramático – o poema “Poesia” mostra essa extrema dicotomia: o poema (concreto) não sai, mas o momento transborda em poesia (abstrato). E qual escritor ousaria começar sua carreira lírica com um metapoema (um poema que fala sobre a própria poesia)? Sim, é preciso muito talento, criatividade e ousadia para isso e esses três elementos sobraram no primeiro(!) poema da jovem poetamiga teresopolitana (recém-ex-poetaluna do 9.º  C da Escola Municipal Alcino da região rural de Teresópolis/RJ, afinal acabara de concluir seu ensino fundamental neste fim de dezembro) Layza Silva.
Com aquele ar meio distraído, quase entediado e flertando com a preguiça, Layza Silva aparentava estar cansada pra quase tudo (os intervalos eram esperados ansiosamente), porém nada disso fez dela uma aluna ruim, jamais: mesmo fazendo-se de cansada, numa falsa sonolência, despreguiçava e fazia as atividades com esmero (claro que tinha uma pressãozinha básica para tirá-la da inércia, né rs), pedia socorro numa coisa ou outra, citava coisas que investigava pela internet ou com amigos, tirava dúvidas, participava das rodas de leitura, declamava poemas em sarau com personalidade. Havia criatividade, sagacidade e um lirismo transbordante nela – o abstrato estava lá, faltava realizar-se concreto. Layza sempre declarava que não era muito ligada em escrita (meus instintos de caça talentos recebiam a declaração com descrédito) e chegou até a confessar vontade em ser poeta, mas, não se sabe por quê, não conseguia escrever poemas (sorria com leve desespero e desânimo, seus olhos meio que brilhavam meio como se trouxesse uma estrela melancólica que tinha brilho, mas não sabia como brilhar). Aproveitei a confissão dela e lhe sugeri dois desafios: 1) largar a preguiça, concentrar-se em quebrar a própria declaração e, consequentemente, desistir de desistir de escrever; 2) diante disso, que usasse como ponto de partida sua própria confissão de fraqueza, ou seja, que escrevesse um poema sobre isso, sobre não ter inspiração, usando as figuras de linguagem e outros conteúdos que aprendeu neste ano. Então, finalmente, seu primeiro poema saiu, formidável, espetacularmente metapoético (só escritores maduros fazem poemas sobre o ato de escrever poema e Layza foi ousada: já fez seu primeiro poema explorando magnificamente o assunto!)!
Fiquei tão empolgado com o primeiro poema dela que pedi aos artistalunos do Luz, Câmera...Alcino que fizéssemos uma adaptação do mais que fodástico poema de Layza Silva, obra prima entregue sem título que batizei de "A primavera sem flor na ausência de um poema”. O poema tem toda a confissão de Layza sobre a dificuldade de inspirar-se, usando recursos que ela aprendera no ano letivo: estão lá as figuras de linguagem, a gloriosa luta pelo verso mais certeiro, até as orações subordinadas entraram nesse metapoema de meigo lirismo na medida exata e leve desesperado ferrenhamente bem trabalhado contra quaisquer dificuldades – é perceptível no poema ver a batalha poética do eu lírico em tentar vencer (e derrubar, paradoxalmente não derrubando) a dificuldade de encontrar inspiração.
A versão em vídeo do Luz, Câmera...Alcino!, posado logo abaixo do poema, é inspirado nesse mais que fodástico poema "A primavera sem flor na ausência de um poema", da poetaluna Layza Silva.  Na A introdução do curta inclui o poema "Poesia", de Carlos Drummond de Andrade (sim, tem tudo a ver com o poema de Layza Silva, e ouso dizer que a poeta faz páreo duro com o experiente e consagrado Mestre Poeta-Maior brasileiro). O vídeo também marca a estreia da poetaluna Thaynara Medeiros (que já teve um poema seu adaptado pelo Luz, Câmera...Alcino!, já postado no blog anteriormente, essa artista está em todas as áreas artísticas!) como atriz-aluna do Luz, Câmera...Alcino! É também a estreia de Byanca Lima nos curtas do grupo (antes ela interpretara a icônica Arlequina no esquete "Mulher-Maravilha No Xadrez da Guerra e do Amor: A origem da Justiça e do Super Xeque Mate", apresentado no Torneio Xeque Mate da Escola Alcino! deste ano, evento organizado pelo Mestre-Poetatleta Genaldo da Silva Lial). E atenção: Assistam ao vídeo até o fim, pois possui uma cena Pós-créditos encenada por Byanca Lima!
E, assim, apresento-lhes o mais que fodástico "A primavera sem flor na ausência de um poema", da poetaluna Layza Silva, em verso e vídeo – tenho certeza que ficarão tão fascinados quanto eu, amigos leitores! Bom Entretenimento, Boa Leitura e Arte Sempre!







A primavera sem flor na ausência de um poema

Não sei o que escrever,
As palavras não fluem.
Estou como uma pessoa muda
Que tudo vê e nada expressa.

É como um rio sem água,
Céu sem pássaros,
Primavera sem flor .
É tipo oração subordinada
dependente de uma oração principal inexistente.

Nada tem sentido...
Às vezes me pergunto
O que estou fazendo
E não tenho resposta.

Só queria entender por que é assim...
E, mais uma vez,
O silêncio domina
E não tenho resposta alguma

(Layza Silva – na época, poetaluna do 9.º C da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva)


Ficha técnica:
Título: Luz, Câmera...Alcino! apresenta:"A primavera sem flor na ausência de um poema", de Layza Silva
Gênero: Comédia Dramática Lírica
Produção: Luz, Câmera...Alcino!
Origem/data: Teresópolis/RJ, Brasil, 2017.
Inspirado em poema homônimo de Layza Silva
Direção: Prof. Carlos Brunno
Roteiro: Autoria Coletiva
Atores:
Byanca Lima  (poeta sem inspiração)
Livia de Jesus (Musa da Inspiração)
Thaynara Medeiros (Musa da inspiração)
Poema declamado por:
Livia de Jesus
Trilha sonora:
"Tick Tock", de Jimmy Fontanez & Media Right Productions
"Soul Search", de Silent Partner
Figurino:
Artistalunos do Luz, Câmera...Alcino! e Prof. Carlos Brunno
Cenário: Sala de aula do 9.º A na Escola Municipal Alcino
Francisco da Silva
Apoio: E.M.A.F.S.
Gravado em novembro de 2017 na região rural de Teresópolis/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...