quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O que era amor e o que são saudades na prosa poética de Laura Evangelista

Hoje estreia nas solidões compartilhadas a genial escritoraluna teresopolitana Laura Evangelista.
Conheci Laura neste ano, quando lecionei Português para o 9.º C da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva. Confesso que, no início, estranhei seu jeito agitado e falante (não, não vamos tapar o sol com a peneira – não houve muita empatia à primeira vista), mas, após os choques iniciais, nas aulas em que havia produção textual principalmente, Laura demonstrou interesse pelas aulas e revelou trazer, dentro de si, uma estrela lírica única e especial: apaixonada pela arte de escrever, ela brilha, reina na escrita de emocionantes prosas poéticas. Muitos de seus escritos fascinaram o professor-poeta-blogueiro-pateta que vos escreve.
Hoje trago duas prosas poéticas dela, de momentos distintos: a primeira, escrita no 1.º bimestre, e a segunda, mais recentemente. A primeira traz leve inspiração em uma carta de amor com versões variadas e popular na internet (mas considero essa versão de Laura a mais lírica e definitiva, bastante superior às que a inspiraram), enquanto a segunda, com um estilo confessional escancarado e extremamente vibrante, fala sobre as saudades (pra quem não sabe, a palavra “saudade” é privilégio de quem possui como código a Língua Portuguesa – nenhuma outra língua traz uma palavra que dê nome a esse sentimento tão marcante em nossas vidas).
Vale a pena ler e reler as fodásticas prosas poéticas da jovem e talentosa Laura Evangelista, amigos leitores!
Em tempo: Laura Evangelista topou o desafio e declamará algumas de suas prosas poéticas, amanhã (dia 07/12) no início do turno da manhã, no último Sarau do ano da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva. Façam como a Laura, amigos artistalunos, ex-artistalunos e familiares, venham curtir, declamar e ouvir algumas das pérolas mais líricas da poesia ultrajovem alcinense!

O que era o amor

Uma vez, me perguntaram se eu sabia o que era amor e a primeira coisa que me veio a cabeça foi você, e que sim, eu sabia o que era amor, amor é o que eu sinto por você.
Amor é sentir a necessidade de estar junto, amor é compreender, amor é colocar a pessoa que você ama em suas orações, amor é querer estar junto, amor é colocar o problema da pessoa acima do seu, amor é quando seu coração bate forte com apenas uma mensagem, amor também é quando você tá junto da pessoa que ama, pode não estar fazendo nada, mas só dela está ali, você se sente completa. Amor é cuidar, é mimar, é saber valorizar.
E eu sabia que era amor, porque eu sentia tudo isso, com você.
Laura Evangelista


Saudades

Eu não sou capaz de expressar toda essa dor que estou sentindo, toda mágoa, e todo sentimento acumulado dentro de mim, que grita pra sair. Não sou capaz de expressar a falta que você me faz, a falta do que você era antes. Sinto falta dos seus abraços, das suas mensagens dizendo que me amava e pedindo, com toda sinceridade, para eu me cuidar, saudades das suas mensagens de bom dia, de boa tarde e até as de boa noite. Saudades de quando você me fazia sentir especial e de quando dizia que eu era muito importante pra você, e que não queria me perder nunca. Saudades dos seus olhos nos meus, das suas mãos na minha, das suas palavras  sussurradas e da sua pele na minha. Saudades dos seus toques suaves e da sua boca colada na minha. Saudades do que você era, de como você era. Mas o que me resta é isso: saudades. Odeio que, pra mim, você seja muito, enquanto, pra você, eu sou tão pouco! Então tudo o que resta em mim são saudades!

Laura Evangelista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...