segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Retrospectivas e retrocessos ferinos nos olhos líricos de Albinno Oliveira Grecco

Ao estudarmos a etimologia (área linguística na qual se faz o estudo da origem e da evolução das palavras) do prefixo “re”, descobrimos que ele é de origem latina e significa “volta, repetição” ou “reforço”. Logo, para REiniciarmos as Solidões Compartilhadas do blog e REforçarmos a aura lírico-coletiva do blog, compartilho mais uma vez minhas solidões líricas com o mais que fodástico poetamigo voltarredondense Albinno Oliveira Grecco (yeah, quem é fodástico sempre REtorna ao blog!) com dois poemas, cujos títulos são iniciados com palavras iniciadas com “re”: a “Retrospectiva ferina”, poema criado por ele após eu desafiá-lo a fazer uma “retrospectiva lírica ferina” de 2017, e “Retrocesso mental”, cujos versos reforçam a regressão de valores e de mentalidade do Brasil. Em ambos os textos, cabe observar o uso de versos cortantes que representam períodos [ou apenas frases] simples e curtos[as] (no caso do segundo poema compartilhado, a experiência poética é ainda mais radical, é quase um poema ‘concreto ferino’ de frases cortantes; o poema quase não apresenta verbos para reforçar a passividade do povo frente ao panorama de retrocessos).
Além dos poemas, trago também um vídeo que registra momentos de Albinno Oliveira Grecco no evento “As Solidões Coletivas das Voltas Redondas e dos Poetas de Aço”, organizado por mim, com apoio de Cláudio Alcântara, do site “Olho Vivo” (veja mais no link: http://www.olhovivoca.com.br/colunistas/6524/carlos-brunno-organizou-tarde-poetica-no-festival-olho-vivo/ ), que aconteceu durante o “Festival Olho Vivo de Artes Integradas”, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda/RJ, na tarde de 28/10/2017. (Observação: Há outro vídeo acessível na página do site Olho Vivo no facebook – eis o link: https://www.facebook.com/OlhoVivo.ca/videos/vl.162974307765626/1418655684899166/ )
Relembro também que o mais que fodástico poetamigo Albinno Oliveira Grecco possui uma formidável página lírico-virtual no facebook chamada “Versos ferinos” (segue o link para curtir e ler estes e outros fodásticos poemas: https://www.facebook.com/albinnogrecco/ ).
Boa leitura e REleitura dos fodásticos poemas ferinos de Albinno Oliveira Grecco, amigos leitores! Abração e Arte Sempre!


Retrospectiva ferina (Albinno Oliveira Grecco)

Castraram a liberdade do cidadão.
Assediaram a mente da população.
Estupraram os direitos dos servidores.
Tatuaram a testa dos ignorantes boçais.
Ejacularam na fuça do proletário.
Queimaram os sonhos da futura geração.
Estapearam os cornos da nação.
Meteram o pé no rabo do povão.

Retrocesso mental (Albinno Oliveira Grecco)

Brasil do Santo Ofício.
Retrocesso medieval.
Retrocesso mental.
Regressão.
Depravação.
Perversão.
Reversão moral.
Doente hipocrisia.
Demente hipocrisia.
O povo segue.
Um atrás do outro.
Cabeça arriada.
No cabresto.
Na rédea curta.
Zumbis imbecis.
Soa a sétima trombeta.
Esmagada mente careta.
Encaretados idiotas.
Jocosos patriotas.
Adoentados políticos.
Adoentados moralistas.
Adoentada sociedade.

Vídeo: Grandes momentos da apresentação de Albinno Oliveira Grecco no evento “As Solidões Coletivas das Voltas Redondas e dos Poetas de Aço”, durante o “Festival Olho Vivo de Artes Integradas”, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda/RJ, na tarde de 28/10/2017.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...